Avaliação em Neuropsicologia

AVALIAÇÃO CONTINUADA

1 Trabalho prático — peso 50% — Mínimo 10 valores — 20 junho

2 Testes de avaliação de conhecimentos — peso 50% (25% cada) — Mínimo 10 valores — 18 abril e 27 de junho

AVALIAÇÃO FINAL

1 Trabalho prático — peso 50% — Mínimo 10 valores — sete dias antes dos exames

1 Teste de avaliação de conhecimentos — peso 50% — Mínimo 10 valores — a determinar

TESTE OU EXAME

O teste/exame será na forma de escolha múltipla e terá como duração uma hora.

TRABALHO TEÓRICO (avaliação continuada ou final) Não ativo em 2017-2018

Este trabalho consiste na revisão de artigos científicos recentes (2012-2015), escolhendo uma de duas alternativas:

A) Revisão de artigos sobre um instrumento de avaliação neuropsicológica descrito no programa. Esta revisão deve incluir a descrição do teste, as aplicações práticas, as vantagens e os problemas, e patologias em que se aplicam. Sugestões de testes: Teste Stroop, matrizes de Raven, teste do Relógio.

B) Revisão de artigos sobre uma patologia incluída no programa curricular. Esta revisão pode debruçar-se sobre as alterações neuroquímicas e/ou neuroanatómicas e, em especial, sobre as alterações neuropsicológicas. Sugestões de patologias: agnosia de objetos, afasia, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, amnésia ou perturbações do movimento.

TRABALHO PRÁTICO (avaliação continuada ou final)

Este trabalho consiste na avaliação neuropsicológica de sujeitos. Vocês serão incluídos nos projetos de investigação em curso à escolha: Trajetórias do Envelhecimento (TE) ou Estudos Normativos de Instrumentos Neuropsicológicos (ENIN – não ativo em 2017-2018). 

No TE, avaliará 7-10 idosos não-institucionalizados e recolhidos aleatoriamente através de uma bateria de testes (ver Moodle). Depois da avaliação, cotará os testes acompanhado por mim/doutorando/estagiário. No final fará um relatório (em baixo). 

No ENIN (não ativo em 2017-2018) avaliará aleatoriamente 30 sujeitos com os seguintes testes: Trilhas, Teste Stroop, Matrizes Progressivas de Raven, Figura Complexa de Rey e Teste do Relógio. Este grupo de sujeitos deve ser aleatório e pertencer aos seguintes estratos etários: 12-18; 19-35; 36-45; 46-60; 61-80 e 81-100 . Os testes devem acompanhar-se de uma Declaração de Consentimento Informado (diferenciada consoante é criança, adulto ou idoso dependente/institucionalizado) e de um Questionário Sociodemográfico [Idade; Sexo; Escolaridade (nível completado de escolaridade e anos de estudo); Estado civil; Nacionalidade; Residência; Região NUTS; Ocupação atual (passada no caso de idoso), tipologia da zona de residência (rural, misto, urbano); doenças e medicação]. Depois da avaliação, os alunos devem cotar o teste. No final devem fazer um relatório (ver em baixo). São critérios de exclusão o apresentar doença/medicação com impacto cognitivo (epilepsia, AVC, demência, tumor cerebral, traumatismo craniano grave, diabetes, esclerose múltipla).

REGRAS PARA OS TRABALHOS

1. Como escrever

A redação dos trabalhos deve obedecer às regras de realização de um artigo científico e seguir as regras do Guia Para os Trabalhos Escolares. O trabalho deverá ter até três páginas (times new roman, 12, espaço e meio, margens de 2,54).  

A estrutura deve incluir: título, nome do aluno, nome da disciplina e nome da docente. Os restantes aspetos habituais de trabalhos de investigação são descriminados a seguir consoante o âmbito do trabalho.

Trabalho teórico (não ativo em 2017-2018)

Introdução (± 5 linhas): interesse do tema, relevância do seu estudo, informações básicas necessárias. 

Corpo (± 30 linhas): Descreva resultados importantes dos últimos artigos da literatura primária e Explique como esses resultados moldam a nossa compreensão atual sobre o tema ou teste. Saliente e descreva quaisquer controvérsias sobre o tema ou teste. Use figuras e/ou tabelas para apresentar a sua própria síntese dos dados originais ou para mostrar os principais dados obtidos diretamente dos documentos originais. 

Conclusão (± 10 linhas): Descreva os principais pontos cobertos. Saliente a importância desses resultados. Discuta as questões que continuam em aberto sobre o tema ou teste. 

Referências (± 30 linhas): Escreva todas as referências indicadas no texto e não escreva referências que não apresenta no texto.

Trabalho prático

Introdução (± 10 linhas): O que foi feito em trabalhos prévios sobre o teste escolhido, salientando descobertas relevantes, questões metodológicas importantes e/ou conclusões principais. Objetivo do trabalho. 

Materiais e Métodos (± 20 linhas): Participantes: número de sujeitos, características demográficas, grupos específicos (escalões etários, níveis de escolaridade, etc.), número de excluídos e razões. Procedimentos: etapas da pesquisa, local(is) de recolha, data de recolha (intervalo de tempo), instruções dadas aos sujeitos, método(s) de amostragem, registo e armazenamento de dados, e métodos estatísticos. Instrumentos: Descrição breve, autores de versão original, valores originais da validade e de fidedignidade. Análise estatística: programa informático de estatística e versão, e medidas estatísticas. 

Resultados (± 20 linhas): síntese através do SPSS (médias ± DP e, opcionalmente, diferenças entre grupos definidos pelas sociodemográficas). 

Discussão e/ou Conclusão (± 10 linhas): Questione os resultados e sumarie os aspetos principais. 

Referências (± 7 linhas): Escreva todas as referências indicadas no texto e não escreva referências que não apresenta no texto.

2. Como fundamentar

Use um mínimo de 15 artigos de revistas científicas para o trabalho teórico (não ativo em 2017-2018), e dois artigos para o trabalho prático. Estes artigos podem pesquisar-se através da lista de revistas da secção Bibliografia. Envie os artigos que consultou completos e em formato PDF. 

SUBLINHE as partes dos artigos que usou e NÃO PLAGIE, e parafraseie as ideias nas suas próprias palavras. O plágio consiste em usar o texto de outro como se fosse seu, o que é proibido. 

3. Como e o que enviar

Os trabalhos finais deverão ser enviados em formato PDF para o meu mail até 20 de junho na avaliação continuada e até sete dias antes da data de exame. 

TEÓRICO: Quinze artigos sublinhados e o Trabalho em PDF

PRÁTICO: Dois artigos sublinhados, Trabalho, os Consentimentos informados, a Lista total das pessoas, a Lista de pessoas aleatorizadas, o Questionário Sociodemográfico, tudo em PDF, e a base de dados em SPSS.

4. Como perceber a nota

Cotação trabalho teórico: aprofundamento, coerência e clareza do texto (45%); correção ortográfica, gramatical e obediência às regras da APA (15%) e análise dos artigos completos (40%).

Cotação trabalho prático: recolha completa de dados (administração, cotação e inserção de dados, 75%) e relatório (25%).

* Para sublinhar sugiro o Foxit reader.

Observações

A receção dos trabalhos e anexos será confirmada por e-mail; caso isso não aconteça, o aluno deve contactar-me ou tentar outro mail. 

Não serão aceites adiamentos, devendo planear-se e antecipar-se os problemas habituais (demora em obter artigos, ficheiros muito pesados para enviar por mail, vírus no computador, doença ou dificuldades em usar programas). 

As notas serão afixadas na minha página web e no Moodle

As notas finais devem ser confirmadas no e-SCA.