Etologia Sumários

N.º Aula

Conteúdo

1

Apresentação dos objetivos, conteúdos, bibliografia e avaliação. Introdução. Definição do objeto de estudo e da metodologia em Etologia. Realização das fichas dos alunos e esclarecimento de dúvidas em relação ao funcionamento da unidade curricular.

2

Receção ao caloiro. Preenchimento de fichas dos alunos.

3

ETOLOGIA CLÁSSICA. As quatro questões de Tinbergen. Definição do âmbito da Etologia. Os trabalhos precursores de diferentes investigadores. Metodologia Comparativa Psicologia Comparativa. Primeiros conceitos de psicologia comparada.

4

AS ORIGENS DA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA. Controvérsia “Natureza vs. Aprendizagem”. Ecologia Comportamental: Âmbito de investigação e aplicações. Sociobiologia: Âmbito de investigação e aplicações.

5

ETOLOGIA CLÁSSICA. Instinto e Comportamento. Conceitos etológicos clássicos. Definição de PAF segundo os diversos investigadores. Estímulos-sinal, desencadeadores, miméticos e sequência comportamental. Energia de ação específica, atividade de vácuo e atividade de deslocamento. Modelos sobre a organização do comportamento instintivo: Modelo Psico-hidráulico de Lorenz e Modelo hierárquico de Tinbergen (realização de trabalho em grupo).

6

PERCEÇÃO ANIMAL. Processos sensoriais e perceção. Filtragem sensorial. Reconhecimento visual.

7

ECOLOGIA DOS SENTIDOS. Adaptações visuais a ambientes desfavoráveis. Sentidos substitutos da visão. Reconhecimento visual de presas e predadores.

8

O ANIMAL E O AMBIENTE. Coordenação e orientação. Coordenação e movimento. Orientação espacial. Navegação. 

9

FISIOLOGIA E COMPORTAMENTO EM AMBIENTE MUTÁVEL. Tolerância. Climatização. Relógios biológicos. Comportamento reprodutivo e fisiologia Hibernação. Migração. Ritmos lunares e semilunares. Ritmos circadianos e rotinas diárias.

10

1º Teste de Avaliação. Análise das pontuações no teste

11

DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO. Ontogénese. Influências ambientais no comportamento. Fases críticas no desenvolvimento. Comportamento juvenil. Comportamento inato. 

12

A APRENDIZAGEM COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL. Aspetos biológicos e evolutivos da aprendizagem. Constrangimentos na aprendizagem. Aprendizagem e evitamento de inimigos e evitamento de doenças. Relevância de estímulos.

13

A APRENDIZAGEM COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL.. Aspetos Cognitivos da aprendizagem. Aprendizagem latente. Aprendizagem por insight. Aprendizagem social. Aprendizagem de conceitos. A natureza do pensamento.

14

SELEÇÃO NATURAL. Seleção natural, ecologia e comportamento. Evidências da evolução pela seleção natural. Ecologia e comportamento. A adaptabilidade do comportamento. Sucesso: Sucesso darwiniano.

15

SELEÇÃO NATURAL. Sucesso inclusivo. Sucesso no ambiente natural. Evolução de estratégias adaptativas. Estratégias evolutivas. Estratégias evolutivas estáveis.

16

EVOLUÇÃO E COMPORTAMENTO SOCIAL. Comportamento sexual e social. Seleção sexual. Estratégias sexuais.

17

EVOLUÇÃO E COMPORTAMENTO SOCIAL. Altruísmo. Cuidados Parentais. Cooperação.

18

2º Teste de Avaliação. Análise das pontuações no teste

19

ECOLOGIA COMPORTAMENTAL. Energia e comportamento alimentar. Territorialidade. Vida em grupo. Comportamento social dos Primatas. Os Primatas.

20

COMPORTAMENTO SOCIAL DOS PRIMATAS. Evolução dos primatas. Sistemas de acasalamento. Evolução do comportamento social.

21

COMPORTAMENTO SOCIAL DOS PRIMATAS. Estruturas sociais.

22

RITUALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Ritualização. Conflito. Comunicação eficaz Evolução e comunicação. Manipulação.

23

COMPORTAMENTO HUMANO. Comunicação humana não-verbal. Seleção de parceiros e estratégias sexuais.

24

COMPORTAMENTO HUMANO. Relações familiares e altruísmo. Comportamento territorial e agressão.

25

COMPETÊNCIA ANIMAL. A Mentalidade dos Animais. Linguagem e representação mental. Linguagem. Ensino da linguagem humana a grandes símios. Linguagem e cognição. Representação mental. Comportamento intencional.

26

INTELIGÊNCIA, USO DE FERRAMENTAS E CULTURA. Aspetos comparativos da inteligência. Uso de ferramentas pelos animais. Aspetos culturais do comportamento.

27

INTELIGÊNCIA, USO DE FERRAMENTAS E CULTURA.  Uso de ferramentas pelos animais (Continuação e conclusão). Aspetos culturais do comportamento.

28

AUTO-RECONHECIMENTO ANIMAL E EMOÇÃO. Auto-reconhecimento. Aspetos fisiológicos da emoção. 

29

AUTO-RECONHECIMENTO ANIMAL E EMOÇÃO. Consciência e sofrimento. Perspectiva evolucionária.

30

3º Teste de Avaliação.

Análise das pontuações no teste

31

Esclarecimento de dúvidas e apoio na realização de trabalhos para a época final.