Depressão

 

Depressão

A depressão é uma das perturbações mentais mais frequentes.

A depressão é muito mais que uma tristeza prolongada.

O que é a depressão?

A depressão é uma das perturbações mentais mais frequentes. A depressão envolve uma espiral negativa que se autorreforça pelo comportamento da própria pessoa.

A depressão é muito mais que uma tristeza prolongada e é diferente das mudanças de humor que acompanham uma pessoa ao longo da vida. A depressão não escolhe idades e pode durar meses ou mesmo alguns anos.

A depressão revela-se através de vários sinais de aviso.

Se verificar que continua mais de duas semanas com vários dos sinais que se seguem, então poderá precisar de ajuda especializada.

 

Sinais de aviso

Alguns sinais podem ser altos e baixos normais do humor no dia-a-dia e a maior parte das pessoas tem alguns destes sinais numa determinada altura.

No entanto, se observar uma tendência para vários destes sinais e se eles durarem várias semanas, então considere-os com atenção. Verifique como está através da avaliação na nossa página e depois faça alguma coisa por si.

 

Persistentemente triste, ansioso/a ou com humor geralmente baixo

Quando a depressão invade, parece que se é dominado/a pela tristeza, ansiedade ou vazio. Algumas pessoas sentem uma combinação destes sentimentos.

Outras sentem predominantemente um deles.

Perda de interesse

Dá consigo a pensar “Não me apetece!”, “Para quê?” em relação a coisas que antes lhe interessavam? A depressão conduz a esse tipo de atitude e cria uma sensação de falta de significado. A perda de interesse pode incluir o interesse sexual, podendo criar problemas nos relacionamentos e aumento da própria depressão.

Letargia ou perda de energia

Sente dificuldade em levantar-se às horas habituais? Está demasiado letárgico/a para fazer as coisas do dia-a-dia? Ou dá consigo a ter menos energia? A depressão pode diminuir a energia e conduzir à letargia.

Sono irregular ou mudança do padrão de sono

Com frequência, a depressão afeta o sono, levando a insónia e a alterações do sono, como acordar demasiado cedo. Às vezes é ao contrário, e o sono é excessivo. As alterações do sono são um dos aspetos mais debilitantes da depressão.

Mudanças de peso ou apetite

A perda de apetite e de peso ou, por vezes, o comer excessivo e ganho de peso, podem ser um sinal de depressão.

Choro fácil

O choro tem uma função útil, pois as hormonas do stresse são libertadas através das lágrimas. No entanto, se anda a chorar com muito mais facilidade e mais do que o habitual sem razões claras, então a depressão pode estar presente.

Inquietação

Sente-se incapaz de sossegar, de se concentrar numa tarefa, ou de se sentar sossegado? Estar constantemente em alerta e inquieto/a é esgotante, diminuindo a resistência à depressão.

Dificuldades de concentração e de tomada de decisões

A depressão é um problema em que o pensamento se desorganiza, ocorrendo “pensamentos automáticos negativos” que se aglomeram na mente. A falta de concentração e/ou as dificuldades em tomar decisões podem indicar a necessidade de abordar os hábitos de pensamento que estão permitindo a depressão.

Pessimismo

Ter uma visão pessimista pode levar a que se sinta “seguro” num mundo incerto, pois ”Pelo menos desta maneira não me desiludo”. No entanto, a depressão desenvolve-se nesta atitude negativa, roubando cada vez mais a esperança e deixando a sua típica sensação de “vazio”.

Sentimento de desespero

Há muitas incertezas na vida e coisas que não podem ser controladas, no entanto a cultura ocidental enfatiza a importância de “controlar” a própria vida. Ter coisas más a acontecer e não ser capaz de as impedir pode fazer com que se sinta mais vulnerável ao desespero e à impotência que a depressão alimenta e perpetua.

Sentimentos de culpa ou de inutilidade

A depressão prospera nas oportunidades para promover duros autojulgamentos e sentimentos de inutilidade. Isso faz com que se culpe indevidamente por situações em que foi mal tratado ou por não atingir padrões irrealistas. Isso pode levar a uma culpa corrosiva e inútil.

Pensamentos de morte ou suicídio

A negatividade excessiva causada por depressão pode levar a criar o hábito repetitivo e inútil de pensar na morte. A depressão reduz também a capacidade de resolver problemas e aumenta a ‘visão de túnel’, fazendo falsamente parecer que o suicídio é uma solução para os problemas. Pensar repetidamente em suicídio pode ser muito arriscado. Este sinal deve ser levado a sério e enfrentado de imediato.

Investigação online em curso

TEM SENTIMENTOS DEPRESSIVOS?

Clique para participar

Quais são os sintomas mais frequentes na depressão?

• Humor depressivo durante quase todos os dias

• Perda de peso (na ausência de dieta) ou aumento de peso significativo

• Diminuição ou aumento de apetite

• Insónia (dificuldade em dormir) ou hipersónia (dormir muito)

• Diminuição do interesse ou do prazer em quase todas as atividades

• Inibição/lentidão de movimentos ou agitação exagerada

• Náuseas, alterações gastrointestinais

• Dores de cabeça

• Fadiga

• Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva

• Pensamentos recorrentes acerca da morte, ideias de suicídio ou tentativas de suicídio

 

Existem diferentes tipos de depressão?

Existem diferentes tipos de depressão relacionados com causas diferentes e com consequências e tratamentos diversos.

 

Depressão major

É frequentemente descrita como um humor depressivo, triste e desencorajador durante pelo menos 2 semanas. Envolve perda de peso excessiva; insónia ou hipersónia; agitação ou lentificação dos movimentos e pensamentos (diminuição da capacidade de pensamento e concentração); energia baixa; sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva, assim como pensamentos recorrentes acerca da morte.

Depressão Distímica/Crónica

Caracteriza-se por vários sintomas também presentes na depressão, mas são menos intensos e duram em média mais tempo (pelo menos 2 anos). Os sintomas são classificados como “leve tristeza” que se estende à maioria das atividades diárias e tem como característica constante o desânimo a desesperança. Os sintomas típicos são: o pouco apetite; a fadiga ou letargia; a baixa autoestima e as dificuldades de concentração e em tomar decisões.

Depressão Pós-Parto

Este tipo de depressão pode dever-se a alterações do foro emocional/hormonal, devido às mudanças que ocorrem no corpo da mulher devido ao nascimento do bebé. Desconforto e dores nas costas podem agravar o estado emocional e devem ser tidas em conta.

Distúrbio Afetivo Sazonal

É caracterizado por episódios anuais de depressão, mais comuns no outubro ou inverno que normalmente podem desaparecer na primavera ou verão, onde tendem a apresentar uma fase maníaca. São comuns sintomas como a fadiga, a vontade de comer doces, e a insónia.

Quais são as causas de depressão?

A etiologia exata da depressão ainda não está totalmente determinada, no entanto estão envolvidos vários fatores que incluem fatores biológicos, psicológicos e ambientais. O sexo feminino é o género mais atingido pela doença. Juntamente com os fatores genéticos, há também os fatores sociais que contribuem para o desenvolver da doença.

 

Como lidar com a depressão?

PEQUENOS PASSOS. Pequenos passos positivos fazem uma grande diferença no combate à depressão. Descubra o que funciona para si. Cada pessoa é afetada pela depressão de forma diferente, por isso procure descobrir o que funciona para si. Comece por fazer coisas pequenas que lhe deem algum prazer. Pergunte a si mesmo: qual é a mudança pequena que eu posso fazer que fará a maior diferença?

Imagine como gostaria que a sua vida fosse no dia-a-dia. Escreva esse desejo com detalhe. Depois decida qual é o primeiro pequeno passo para avançar.

Mudar um hábito precisa de tempo. Por isso, persista e não desista.

MUDAR A ATITUDE. Contrarie o “não me apetece”. Saia de casa, mesmo que não lhe apeteça, procurando o mundo natural. Quebre o isolamento. Fale com alguém ou escreva, como se escrevesse uma carta para alguém.

ROTINAS DIÁRIAS SAUDÁVEIS. Procure o conforto e o tratar bem de si. Faça um programa de pequenas tarefas diárias de cuidados a si mesmo (banho de imersão, tomar o pequeno almoço, vestir roupas de sair, maquilhar-se, etc.). Aumente a consciência do seu corpo (massagem, banho lento). Estimule os cinco sentidos (música, sabores, aromaterapia). Cuide do seu espaço (comece por arrumar uma pequena área). Faça EXERCÍCIO físico (fora ou dentro de água).

VIVA BEM. Comece por pequenas distrações (cinema, café, fazer uma refeição para amigos, passear a pé). Faça EXERCÍCIO. Alimente-se saudavelmente.

 

Autores: Helena Espírito-Santo e Vanessa Vigário, 2012-2014

Animated-GIF-Photography21