Avaliação em Etologia

AVALIAÇÃO CONTINUADA

3 Testes de avaliação de conhecimentos — peso 33,3% x 3 — Mínimo 10 valores (média final)

MATÉRIA QUE SAI NOS TESTES

Primeiro teste 

Etologia: objeto, método e relação com outras ciências. Etologia clássica (4 questões, história, conceitos, modelos). Processos sensoriais e perceção (Filtragem sensorial, atenção seletiva). Ecologia dos sentidos (adaptações ambientais, sentidos alternativos, presas vs. predadores). Coordenação e orientação (movimento, orientação espacial, navegação). Fisiologia e comportamento em ambiente mutável (relógios, reprodução, hibernação, ritmos).

Caso seja necessário, na primeira hora entram os alunos que têm os nomes a entre “J” e “Z”. Qualquer troca tem de ser feita entre colegas.

Segundo teste

Desenvolvimento do comportamento (ambiente, fases críticas, comportamento juvenil e inato). Aprendizagem e comportamento (aspetos biológicos e aspetos cognitivos). Seleção natural e ecologia do comportamento (sucesso e evolução de estratégias adaptativas). Evolução e comportamento social (seleção sexual, estratégias sexuais, altruísmo, e cooperação) .

Caso seja necessário, na primeira hora entram os alunos que têm os nomes a entre “A” e “I”. Qualquer troca tem de ser feita entre colegas.

Terceiro teste

Evolução e comportamento social (seleção sexual, estratégias sexuais, altruísmo, e cooperação) – conclusão. Ecologia comportamental (territorialidade e vida em grupo). Comportamento social dos Primatas (evolução primata, acasalamento, comportamento social). Ritualização e comunicação (ritualização, conflito e comunicação). Comportamento humano (comunicação não-verbal, sexo, família, altruísmo, território e agressão). Mentalidade dos Animais (linguagem, representação mental e comportamento intencional) Inteligência, uso de ferramentas e cultura. Auto-reconhecimento e Emoção Animal

Caso seja necessário, na primeira hora entram os alunos que têm os nomes a entre “J” e “Z”. Qualquer troca tem de ser feita entre colegas.

AVALIAÇÃO FINAL (época normal, recurso ou especial)

1 Teste de avaliação de conhecimentos — peso 60% — Mínimo 10 valores

1 Trabalho teórico — peso 15% — Mínimo 10 valores

TESTE OU EXAME

O teste/exame será na forma de escolha múltipla e terá como duração  60 minutos.

TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO TEÓRICA

Tema. O trabalho consiste no aprofundamento de uma das temáticas estudadas  através da investigação recente obtida em artigos de investigação científica. Entre as temáticas (ver sumários) recomendam-se uma das seguintes: Territorialidade, Comportamento social dos Primatas, Comunicação, Comunicação humana não-verbal, Seleção de parceiros e estratégias sexuais em humanos, Relações familiares e altruísmo em humanos, Comportamento territorial e agressão em humanos, Linguagem e representação mental em animais não-humanos, Uso de ferramentas por animais não-humanos, Autorreconhecimento, ou Consciência em animais não-humanos.

Fontes. Devem usar-se um mínimo de CINCO artigos científicos. Só serão aceites artigos de revistas indexadas na PubMed*. Em alternativa, consulte a lista de revistas abaixo indicada. Alguns artigos estão livres e disponíveis para leitura. Outros terão de ser pedidos aos autores através do seu correio eletrónico. Dessa forma evita-se o pagamento, habitualmente elevado. Para diminuir o risco de alguns autores não responderem de imediato, sugere-se que se contacte um grande número de autores. NÃO aceito páginas de internet, dicionários ou enciclopédias. Os alunos NÃO DEVEM PLAGIAR e terão de parafrasear a matéria nas suas próprias palavras. O plágio consiste em usar o texto de outro como se fosse seu, o que é proibido. A deteção de plágio envolve o chumbo na Unidade Curricular.

Formato. O trabalho deverá ter até 2 páginas (times new roman, 12, duplo espaço). Todas as fontes devem ser referidas no final do trabalho de acordo com as normas da APA. Para tal, leia bem o Guia para os Trabalhos Escolares. O não seguimento destas regras prejudicará a nota. Pode consultar um trabalho de um ano anterior para servir de modelo.

Os trabalhos deverão ser enviados em formato PDF para o meu e-mail SETE dias antes do exame. Os artigos consultados serão enviados junto com o trabalho. Cada artigo deve estar completo, em formato PDF e sublinhado

Eu envio sempre um e-mail de confirmação de receção dos trabalhos e anexos; caso isso não aconteça, experimentem outro mail.

Critérios de avaliação

Estrutura e apresentação = 6 valores (Título é específico e informativo = 0,5; Texto coerente, claro e integra a informação dos cinco artigos num todo = 2,5; Ortografia, gramáticas e regras da APA corretas = 3). Análise dos artigos = 14 valores = 1,8 x artigo/ 0,8 x resumo (Clareza das explicações dos conceitos de comportamento animal; Aprofundamento dos mesmos conceitos).

Lista de revistas aceites para os trabalhos teóricos para exame

Aggressive Behavior

Animal Behaviour

Applied Animal Behaviour Science

Behavioral Ecology & Sociobiology

Behaviour

Canadian Journal of Zoology

Ethology

Journal of Zoology

Nature

Physiology & Behavior

Observações

As notas serão afixadas na minha página web e no Moodle

As notas finais devem ser confirmadas no e-SCA.