N.º Aula |
Conteúdo |
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Apresentação dos objetivos, conteúdos, bibliografia e avaliação. Introdução. Definição do objeto de estudo e da metodologia em Etologia. Realização das fichas dos alunos e esclarecimento de dúvidas em relação ao funcionamento da unidade curricular. |
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Receção ao caloiro. Preenchimento de fichas dos alunos. |
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ETOLOGIA CLÁSSICA. As quatro questões de Tinbergen. Definição do âmbito da Etologia. Os trabalhos precursores de diferentes investigadores. Metodologia Comparativa Psicologia Comparativa. Primeiros conceitos de psicologia comparada. |
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AS ORIGENS DA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA. Controvérsia “Natureza vs. Aprendizagem”. Ecologia Comportamental: Âmbito de investigação e aplicações. Sociobiologia: Âmbito de investigação e aplicações. |
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ETOLOGIA CLÁSSICA. Instinto e Comportamento. Conceitos etológicos clássicos. Definição de PAF segundo os diversos investigadores. Estímulos-sinal, desencadeadores, miméticos e sequência comportamental. Energia de ação específica, atividade de vácuo e atividade de deslocamento. Modelos sobre a organização do comportamento instintivo: Modelo Psico-hidráulico de Lorenz e Modelo hierárquico de Tinbergen (realização de trabalho em grupo). |
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PERCEÇÃO ANIMAL. Processos sensoriais e perceção. Filtragem sensorial. Reconhecimento visual. |
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ECOLOGIA DOS SENTIDOS. Adaptações visuais a ambientes desfavoráveis. Sentidos substitutos da visão. Reconhecimento visual de presas e predadores. |
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O ANIMAL E O AMBIENTE. Coordenação e orientação. Coordenação e movimento. Orientação espacial. Navegação. |
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FISIOLOGIA E COMPORTAMENTO EM AMBIENTE MUTÁVEL. Tolerância. Climatização. Relógios biológicos. Comportamento reprodutivo e fisiologia Hibernação. Migração. Ritmos lunares e semilunares. Ritmos circadianos e rotinas diárias. |
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1º Teste de Avaliação. Análise das pontuações no teste |
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DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO. Ontogénese. Influências ambientais no comportamento. Fases críticas no desenvolvimento. Comportamento juvenil. Comportamento inato. |
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A APRENDIZAGEM COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL. Aspetos biológicos e evolutivos da aprendizagem. Constrangimentos na aprendizagem. Aprendizagem e evitamento de inimigos e evitamento de doenças. Relevância de estímulos. |
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A APRENDIZAGEM COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL.. Aspetos Cognitivos da aprendizagem. Aprendizagem latente. Aprendizagem por insight. Aprendizagem social. Aprendizagem de conceitos. A natureza do pensamento. |
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SELEÇÃO NATURAL. Seleção natural, ecologia e comportamento. Evidências da evolução pela seleção natural. Ecologia e comportamento. A adaptabilidade do comportamento. Sucesso: Sucesso darwiniano. |
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SELEÇÃO NATURAL. Sucesso inclusivo. Sucesso no ambiente natural. Evolução de estratégias adaptativas. Estratégias evolutivas. Estratégias evolutivas estáveis. |
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EVOLUÇÃO E COMPORTAMENTO SOCIAL. Comportamento sexual e social. Seleção sexual. Estratégias sexuais. |
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EVOLUÇÃO E COMPORTAMENTO SOCIAL. Altruísmo. Cuidados Parentais. Cooperação. |
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2º Teste de Avaliação. Análise das pontuações no teste |
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ECOLOGIA COMPORTAMENTAL. Energia e comportamento alimentar. Territorialidade. Vida em grupo. Comportamento social dos Primatas. Os Primatas. |
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COMPORTAMENTO SOCIAL DOS PRIMATAS. Evolução dos primatas. Sistemas de acasalamento. Evolução do comportamento social. |
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COMPORTAMENTO SOCIAL DOS PRIMATAS. Estruturas sociais. |
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RITUALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Ritualização. Conflito. Comunicação eficaz Evolução e comunicação. Manipulação. |
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COMPORTAMENTO HUMANO. Comunicação humana não-verbal. Seleção de parceiros e estratégias sexuais. |
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COMPORTAMENTO HUMANO. Relações familiares e altruísmo. Comportamento territorial e agressão. |
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COMPETÊNCIA ANIMAL. A Mentalidade dos Animais. Linguagem e representação mental. Linguagem. Ensino da linguagem humana a grandes símios. Linguagem e cognição. Representação mental. Comportamento intencional. |
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INTELIGÊNCIA, USO DE FERRAMENTAS E CULTURA. Aspetos comparativos da inteligência. Uso de ferramentas pelos animais. Aspetos culturais do comportamento. |
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INTELIGÊNCIA, USO DE FERRAMENTAS E CULTURA. Uso de ferramentas pelos animais (Continuação e conclusão). Aspetos culturais do comportamento. |
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AUTO-RECONHECIMENTO ANIMAL E EMOÇÃO. Auto-reconhecimento. Aspetos fisiológicos da emoção. |
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AUTO-RECONHECIMENTO ANIMAL E EMOÇÃO. Consciência e sofrimento. Perspectiva evolucionária. |
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3º Teste de Avaliação. Análise das pontuações no teste |
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Esclarecimento de dúvidas e apoio na realização de trabalhos para a época final. |