N.º Aula |
Conteúdo |
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Apresentação dos objetivos, conteúdos, bibliografia e avaliação. |
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Receção ao caloiro. Preenchimento de fichas dos alunos. |
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INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS (NC) Orientação sobre o preenchimento do Atlas. |
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INTRODUÇÃO ÀS NC (continuação e conclusão) MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM NC
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ASPETOS BÁSICOS DAS FUNÇÕES E DINÂMICA ESTRUTURAL DO SISTEMA NERVOSO UNIDADE ESTRUTURAL DO SISTEMA NERVOSO Neurónios: Morfologia, classificação e funções. Esclarecimentos sobre o preenchimento do Atlas. Neurónios: Ultra-estrutura, organelos celulares. Preenchimento do Atlas. |
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Neuroglia: tipos, localizações e funções. Preenchimento do Atlas. Acompanhamento da evolução do preenchimento do Atlas.
ENQUADRAMENTO DOS ASPETOS ESTRUTURAIS NA DINÂMICA FISIOLÓGICA DO SISTEMA NERVOSO Preenchimento do Atlas. Acompanhamento da evolução dos trabalhos. |
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Noções de neuroquímica e neurofisiologia. Preenchimento do Atlas. |
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Excitabilidade e transmissão do impulso nervoso. Impulso nervoso e condução saltadora. Acompanhamento da evolução do preenchimento do Atlas. |
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Integração da informação: Potenciais pós-sinápticos excitatórios; potenciais pós-sinápticos inibitórios; somatórios de estímulos. Entrada e saída da informação: estímulos sensoriais e potenciais de ação; Impulsos nervosos e movimento. Condução do impulso nervoso. SINAPSES, APRENDIZAGEM E MEMÓRIA Aprendizagem e alterações na libertação de neurotransmissores. Aprendizagem e alterações na sinapse. Aprendizagem associativa e potenciação de longa duração. Aprendizagem e formação ou perda sináptica. |
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Condução do impulso nervoso e o papel das sinapses. Mensagens químicas (a estrutura da sinapse). Etapas da neurotransmissão. |
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Tipos de sinapses Neurotransmissores Elementos para a definição, incluindo o efeito de drogas agonistas e antagonistas. Pequena molécula: Aminas [dopamina (cont.)]. |
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Neurotransmissores Pequena molécula: Aminas (noradrenalina, adrenalina e serotonina); Acetilcolina e Aminoácidos (glutamato, GABA, glicina e histamina).Peptídeos transmissores: Opióides (encefalina, endorfinas, dinorfina); neurohipofisários (vasopressina e oxitocina); secretinas (substância P, VIP e neuropeptídeo Y); insulina e gases transmissores (e.g., óxido nítrico e monóxido de carbono). |
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SISTEMA ENDÓCRINO E COMPORTAMENTO Controlo hierárquico das glândulas endócrinas. Glândulas endócrinas e hormonas e função no comportamento. |
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NEUROANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO E PAPEL NO COMPORTAMENTO Referências anatómicas: orientações em relação à cabeça, orientações em relação ao corpo. Planos corporais. Estruturas neuroprotetoras e de fornecimento energético. |
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Sistema nervoso central. Encéfalo: Tronco cerebral. Rombencéfalo (bolbo raquidiano, protuberância e cerebelo) |
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Sistema nervoso central: encéfalo: Tronco cerebral Mesencéfalo (pedúnculos cerebrais e teto cerebral) Acompanhamento do preenchimento do Atlas. Diencéfalo (tálamo, hipotálamo e hipófise). Acompanhamento do preenchimento do Atlas. |
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Sistema nervoso central: encéfalo: prosencéfalo Córtex (divisões anatómicas). Preenchimento do Atlas. |
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Sistema nervoso central: encéfalo: prosencéfalo Córtex (neuroranatomia funcional). Preenchimento do Atlas. |
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1º Teste de Avaliação Análise das pontuações no teste |
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Sistema nervoso central: encéfalo: prosencéfalo Sistema límbico . Gânglios da base. Preenchimento do Atlas. |
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Sistema nervoso central: medula espinhal. Áreas medulares; lei de Bell e Magendie; proteção medular e funções da medula espinhal Sistema nervoso periférico: – Sistema nervoso somático. Nervos cranianos e espinhais. – Sistema nervoso vegetativo. Simpático, parassimpático e entérico. Preenchimento do Atlas. |
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Sistema nervoso periférico: – Sistema nervoso vegetativo. Simpático, parassimpático e entérico. Preenchimento do Atlas. |
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ORAIS |
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ELEMENTOS DE NEUROGENÉTICA E DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO CÉREBRO Desenvolvimento inicial do cérebro. A origem dos neurónios e neuroglia. Fatores neurotróficos. Crescimento e desenvolvimento dos neurónios (etapas). Acompanhamento do preenchimento do Atlas. |
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SISTEMAS SENSORIAIS E MOTOR Sistema visual: Luz — estímulo para a visão. Olho: mecânica e anatomia. Fotorrecetores e neurónios da retina: a transdução neuronal. Vias visuais e ramos visuais e córtex occipital. |
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Sistema auditivo e vestibular O som: estímulo mecânico. O ouvido externo, médio e interno. Neurónios da cóclea e a transdução neuronal. Vias auditivas e córtex temporal. Acompanhamento do preenchimento do Atlas. |
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Sistema olfativo e gustativo Cheiro e paladar: estímulos químicos. Neurónios e transdução; vias e córtex temporo-frontal. Acompanhamento do preenchimento do Atlas. Sistema somatosensitivo A pressão: estímulo mecânico. A pele e seus constituintes. Os recetores da pele e a transdução neuronal. Vias somatosensitivas e córtex parietal. |
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Sistema motor Controlo espinhal do movimento. Controlo encefálico do movimento. Orientação na pesquisa dos elementos para preenchimento do Atlas. |
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2º Teste de Avaliação Análise das pontuações no teste |
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ORAIS Discussão das notas e apreciação crítica das aulas |
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ORAIS Discussão das notas e apreciação crítica das aulas |